CUIDADOS QUE TODA GRÁVIDA DEVE TER – 3 passos para uma gravidez saudável!

gravidez

[SAÚDE FÍSICA] por Peterson William

A maioria de nós já sabe que gravidez é algo sério, que exige muita delicadeza e responsabilidade.

Contudo, muitas grávidas acabam não levando em consideração o seu estado atual e abusam de certos comportamentos que podem ser considerados nocivos à sua saúde e a saúde do bebê.

Muitas vezes isso acontece por puro desconhecimento do que se pode ou não fazer durante a gravidez. Sempre que houver dúvidas, o médico responsável pelo acompanhamento da grávida deverá ser consultado.

Lembramos que toda grávida precisa fazer o pré-natal e os exames trimestrais para evitar diversas doenças e complicações que podem trazer, inclusive, o parto prematuro e o aborto. Como o pré-natal é um assunto importante falaremos dele em mais detalhes em um próximo post.

1. ATENÇÃO AOS EXERCÍCIOS FÍSICOS

Primeiramente devemos saber que, dependendo do mês da gravidez, esforços físicos como correr, pegar peso, pular e até mesmo abaixar não são recomendados. Isso porque há a possibilidade da bolsa estourar e o bebê nascer antes da hora.

Além de esforços físicos triviais como os citados acima, precisa-se tomar muito cuidado com quedas ou esbarrões, o que poder machucar o bebê. Andar de moto nem pensar!

exercicios

A prática de musculação é liberada desde que seja moderada e que haja supervisão de professores – assim evitam-se lesões na coluna.

2. CUIDA DA SUA ALIMENTAÇÃO

Para evitar azias e desconfortos gástricos durante a gravidez, deixe de lado pratos apimentados ou com condimentos muito fortes. Opte por alimentos mais leves, como frutas, legumes, verduras, saladas e carnes brancas como peixe ou frango.

alimentos

Esses alimentos são ricos em vitaminas A, B, C, B3, B5, cálcio, ferro e fibras e deixam ambos, mãe e bebê, muito saudáveis. Complexos vitamínicos também melhoram a pele, ativam a circulação do sangue, atuam na formação e desenvolvimento ósseo, auxiliam no sistema nervoso, previnem anemia e são indicados contra prisão de ventre.

Alimentos crus não são aconselhados, bem como frituras e gorduras. Lembre-se de que você está grávida e que uma alimentação correta e balanceada é essencial para o desenvolvimento do seu bebê!

Produtos que contém cafeína ou energéticos também não devem ser consumidos porque aumentam a pressão arterial e os batimentos cardíacos da mãe, o que pode causar desconforto para o baby.

3. NÃO FUME DURANTE A GRAVIDEZ

Mulheres que mantém o vício de fumar nos primeiros três meses de gravidez correm o risco de sofrer aborto natural, sangramentos, descolamento de placenta e parto prematuro, além de problemas de saúde congênitos para o bebê. 

Quando ainda está na barriga, o feto absorve tudo que está no sangue da mãe. O monóxido de carbono, que é liberado pela fumaça do cigarro, passa direto para a corrente sanguínea do bebê. Ou seja, ele “fuma” junto com a mãe!

fumar na gravidez

Além disso, a nicotina, outra substância presente no cigarro, estreita os vasos sanguíneos fazendo com que chegue menos nutrientes e oxigênio para o feto, o que pode acarretar graves problemas de desenvolvimento.

Então, se você está grávida, pense bem antes de acender o cigarro!

Se você gostou do que leu, deixe um comentário abaixo. Ele é muito importante pra mim! 😉

——————————-

Acompanhe mais postagens do Peterson clicando AQUI!

——————————-

NOWA! | Você ainda vai precisar.

http://www.appnowa.com/
https://www.facebook.com/appnowa

3 thoughts on “CUIDADOS QUE TODA GRÁVIDA DEVE TER – 3 passos para uma gravidez saudável!

  • 17 de abril de 2017 em 7:14
    Permalink

    Great line up. We will be linking to this excellent article on our site.

    Keep up the good writing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.