COLESTEROL x CALORIAS – saiba como combater os principais vilões da sua dieta!

balança

[SAÚDE FÍSICA] por Peterson William

Existe uma diferença importante entre dois elementos que poucas pessoas conhecem ou que se confundem na hora de falar sobre eles: calorias e colesterol. Ambos, de alguma forma , relacionam-se com nosso corpo. Porém, como tudo em excesso faz mal, não seria diferente com eles. 

→ COLESTEROL

O colesterol é um tipo de “gordura” que faz parte do nosso organismo, sendo o componente estrutural das membranas celulares. Ele também está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração.

Nosso corpo usa o colesterol para produzir vários hormônios e substâncias benéficas, incluindo a vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras.

Pesquisas apontam que 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo, no fígado.

Os outros 30% vêm da dieta. 

Quando em excesso (hipercolesterolemia), o colesterol pode se depositar nas paredes das artérias, que são os vasos que levam sangue para os órgãos e tecidos, determinando um processo conhecido com arteriosclerose.

colesterol

Se esse depósito ocorre nas artérias do coração, pode ocorrer angina (dor no peito) e infarto do miocárdio. Por fim, se há um acúmulo de colesterol nas artérias cerebrais, ele pode provocar um acidente vascular cerebral, o famoso “derrame”. 

Portanto, o colesterol alto é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Crianças obesas frequentemente são vítimas de colesterol alto. Contudo, em alguns casos, pessoas que se encontram no peso ideal também!

Por isso, os médicos recomendam que o exame de colesterol deve ser feito a cada 2 anos.

Um dos fatores que causam o aumento de colesterol em nosso organismo é a ingestão desregrada de gorduras saturadas e gordura-trans.

Ambas podem ser encontradas nas gemas de ovos, bacon ou toucinho, carne de frango com pele, torresmo, manteiga, creme de leite, nata, frituras, salsicha, salame, linguiça e (ufa!) carnes de animais.

→ CALORIAS

Caloria é quantidade de calor que o alimento fornece após ser digerido e metabolizado pelo nosso organismo. Ou seja, quando nos referimos às calorias de um alimento, estamos falando da quantidade de energia que este alimento é capaz de nos fornecer.

Cada alimento, portanto, tem uma quantia mensurável de energia.

Porém, podemos separá-las em três diferentes grupos:

a) Calorias lentas

Elas são compostas por grandes moléculas que demoram a ser utilizadas como fonte de energia para o corpo. Podem ser encontradas no leite e derivados, ovos, carne, peixes, entre outros.

b) Calorias rápidas

Elas estão presentes em alimentos como pães, frutas, legumes, verduras e são absorvidas de maneira mais rápida pelo nosso organismo como fonte de energia para atividades básicas, como andar, por exemplo.

c) Calorias vazias

O nome já diz tudo. Bebidas alcoólicas, açúcares e refrigerantes contêm este tipo de caloria que, ao contrário das outras, só contribuem com o ganho de peso, prejudicando a nossa saúde.

mesa-de-guloseimas-13092012_195652-G

O ideal é sempre tentarmos manter uma alimentação saudável, praticando exercícios físicos e evitando comer alimentos gordurosos. Assim, evitamos o ganho de colesterol alto.

Parar de fumar também é uma atitude que nos ajuda neste controle.

Vamos juntos?

Se você gostou do que leu, deixe um comentário abaixo. Ele é muito importante pra mim! 😉

——————————-

Acompanhe mais postagens do Peterson clicando AQUI!

——————————-

NOWA! | Você ainda vai precisar.

http://www.appnowa.com/
https://www.facebook.com/appnowa

3 thoughts on “COLESTEROL x CALORIAS – saiba como combater os principais vilões da sua dieta!

  • 10 de maio de 2017 em 3:40
    Permalink

    We’re a bunch of volunteers and starting a brand new scheme in our community.
    Your web site offered us with valuable info to work on. You’ve done a formidable process and our
    entire group shall be grateful to you.

  • 26 de abril de 2017 em 12:38
    Permalink

    I used to be able to find good advice from your content.

  • 10 de abril de 2017 em 14:26
    Permalink

    Amei o artigo!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.