JOGAR BASQUETE – além do corpo, melhora a sua… mente!

basquete-01

[SAÚDE FÍSICA] por Peterson William

Olá, amigos. 

Hoje, falaremos sobre basquete.

É, isso mesmo. Basquete!

Antes de qualquer coisa (e como sempre), o correto é se consultar com um médico, personal trainer, professor de educação física ou qualquer outro profissional capacitado antes de iniciar – pra valer – qualquer atividade física.

Até mesmo para jogar basquete. Combinado? 😉

Bem, dito isso, o que acham de conhecermos um pouquinho mais sobre o esporte de Oscar Schmidt, Kobe Bryant, LeBron James e outros tantos astros mundiais?

O basquete surgiu como um esporte que tinha como objetivo entreter as pessoas. De início, essa estratégia até que deu certo e esse lado “lúdico” do esporte continua a ser explorado até hoje pelas grandes empresas.

Mas, de uns tempos pra cá, alguns pesquisadores têm descoberto benefícios mais “reais” relacionados à prática de Michael Jordan.

Ao se jogar basquetes alguns esforços são exigidos de nosso corpo físico: correr, passar a bola, arremessar, defender, bloquear e (principalmente) pensar para que haja concordância e sincronia entre nossos movimentos físicos e mentais, são alguns dos exemplos.

Já sabemos que existem grandes vantagens ao se praticar corridas e caminhadas, mas quando jogamos basquete os exercícios se tornam ainda mais acentuados. Tanto para o corpo quanto para a… mente!

→ BASQUETE: BENEFÍCIOS FÍSICOS E MENTAIS

Do ponto de vista cerebral, para que as jogadas sejam realizadas rapidamente pelos players, é necessário estabelecer e categorizar padrões mentais de jogo. O que isso significa?

Significa que ao pensarmos na jogada que faremos, estamos estimulando os nossos neurônios, criando e aperfeiçoando novos processos cognitivos, tais como o raciocínio, a abstração, a memória, a concentração, a atenção e assim por diante. 

Na hora de bloquear alguma jogada, o mesmo processo ocorre em nossos cérebros, porém por uma perspectiva diferente: a de defesa, a qual também estimula nosso córtex cerebral.

Outro fato importante sobre o basquete é que a concentração e o treino duro exigidos antes do jogo permitem que os atletas criem jogadas incríveis, e, assim alcancem o objetivo maior do jogo que é: marcar muitos pontos!

lebron-james-heat-1280x10241

Vale lembrar que todo time que se preza realiza um estudo minucioso sobre o seu adversário, analisando suas jogadas mais fortes e pontos fracos – tudo isso para descobrir a melhor estratégia de vitória. É claro que para fazer isso é necessário utilizar bastante a “massa cinzenta”.

Por fim (porém não menos importante), jogar basquete ajuda na prevenção e no tratamento da obesidade, impede que os músculos se atrofiem, diminui riscos cardiovasculares e auxilia na manutenção do colesterol e da taxa glicêmica.

Tudo isso, pelo conjunto de regras e macetes que envolvem os esforços de quem joga basquete, faz com que problemas mentais e físicos atinjam em menor escala esses atletas.

E aí, vamos bater uma bolinha?

Se você gostou do que leu, deixe um comentário abaixo. Ele é muito importante pra mim! 😉

——————————-

Acompanhe mais postagens do Peterson clicando AQUI!

——————————-

NOWA! | Você ainda vai precisar.

http://www.appnowa.com/
https://www.facebook.com/appnowa

Um pensamento sobre “JOGAR BASQUETE – além do corpo, melhora a sua… mente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.