4 PASSOS PARA CONHECER MAIS PESSOAS – sem precisar de internet (GARANTIDO!)

people

[SAÚDE MENTAL] por Rhuan Rosseau

Quantas pessoas você conheceu ano passado?

Vivemos em uma sociedade cada vez mais informal. Nossos contatos, quando existentes, na maior parte das vezes são feitos por intermédio de smartphones ou aplicativos de conversa via internet.

Cada vez mais o contato olho com olho, o falar pessoalmente, tem perdido força e expressão.

Faça uma pequena “contabilidade”: quantos amigos das redes sociais você conhece pessoalmente? Quantas pessoas você conheceu primeiro pessoalmente para só depois adicioná-las em alguma rede social?  

É fato que esta era em que nós vivemos chama-se a nova era virtual. Vivemos mergulhados em redes wi-fi e absorvemos uma quantidade infinita de informação a cada minuto!

Como tudo no mundo tem seus benefícios e malefícios, estamos perdendo cada vez mais nossas habilidades sociais – e isto leva à timidez e à introspecção.

Repito o questionamento inicial e ponho outro em seguida: quantas pessoas você gostaria de conhecer este ano?

Vamos aproveitar esse início de ano e essa época pré- carnaval em que as coisas ainda estão se encaixando (a gente já sabe que o Brasil só funciona de verdade mesmo depois do Carnaval).

Por isso, deixarei um micro-manual com 4 passos para que você conheça mais pessoas facilmente, tanto na rua, como em lanchonetes, restaurantes, festas, bares e afins.

Vamos lá?

→ VENCENDO A TIMIDEZ

shy

Pretendo abordar com mais amplitude o assunto timidez em outra ocasião, mas, por hora, vamos diretamente para o prático.

Quando conhecemos alguém, quando queremos abrir conversa com aquela pessoa que nos chamou atenção na festa, ou quando simplesmente queremos comprar alguma coisa em algum lugar, pode vir aquela sensação esquisita de “gelo na barriga”.

A timidez pode realmente atrapalhar a sua vida em diversos momentos, principalmente se você precisa falar em público. Alguns estudos comprovam que falar em público está em primeiro lugar nas listas sobre temores pessoais. A morte está em segundo. 

Para vencer a timidez momentânea, aquela que te elimina as forças quando você precisa tomar alguma atitude, você precisa seguir três passos simples:

a) Mantenha a mente limpa

Ao abordar alguém, ao se apresentar, ao chegar para conversar, limpe a sua mente, evite pensamentos de qualquer tipo. Por algum motivo, nosso cérebro tenta nos sabotar e coisas como “não consigo” ou “não posso”.

b) Saiba o que você vai dizer

Tenha mais ou menos esquematizado o que você vai falar, faça uma listinha com pequenos textos para iniciar uma conversa. Quanto mais você praticar, mais fácil será para improvisar estes textos!

c) Use a regra dos 3 segundos

A regra é simples: conte em sua mente três segundos e comece a falar. Sempre funciona!

→ APRENDA A TER ASSUNTO

people

Leia, aprenda, veja e ouça. Quanto mais você souber sobre cultura pop, sobre coisas afins, quanto mais informado você for, mais assunto terá.

Assistas jornais, leia revistas, aprenda. Às vezes é um assunto que não te interessa em nada, mas se surgir algum comentário sobre este assunto em alguma conversa, você poderá falar sobre ele.

Fazer isso também elimina um dos principais medos que é o de ficar sem assunto. E se, ainda sim,  isso acontecer e surgir o silêncio constrangedor basta soltar um “eu amo filmes de terror!” e todos vão falar sobre suas experiências cinematográficas!

Uma fórmula básica pode ser usada aqui: faça uma pergunta para a pessoa, um tipo de pergunta que não possa ser respondia com um simples “sim” ou “não”. Um exemplo disto é “que tipo de filme você gosta?”

A pessoa responderá algo como “eu amo filmes de terror” e daí você poderá complementar a resposta falando sobre alguma experiência sua com filmes de terror, os filmes que você assistiu ano passado, ou algo do tipo. Sempre faça uma pergunta, escute a resposta e argumente sobre a resposta. Assim terá horas e horas de conversas a fio!

→ SORRIA E USE O BOM HUMOR

smile

O programa espacial americano tem um perfil típico para os seus astronautas: além de todo preparo físico e mental que se precisa para enfrentar as adversidades extra-planetárias, também é necessário ter muito bom humor!

Ele é a arma fundamental para se enfrentar qualquer situação. O bom humor está ligado à auto-estima e todos os seus pensamentos alegres, suas convicções e seus objetivos giram em torno do seu amor próprio.

Quando se tem um déficit em um destes quesitos, pode acontecer à falta de confiança, a angústia e, indo a um viés mais grave, a depressão. O bom humor, o alto astral somado a um belo sorriso contagia as pessoas. Todos gostam de pessoas que sorriem, que são positivas!

Utilize isto a seu favor: antes de sair de casa, escute aquelas músicas mais animadas, dê um belo sorriso para o espelho.

Sinta-se a melhor pessoa do mundo!

→ SAIA DE CASA

people

Havia um homem que toda semana ia para a igreja pedir a Deus para que ganhasse na loteria. Dia após dia este homem rezava fervorosamente para Deus pedindo tal premio milionário.

Ele nunca ganhou tal prêmio.

Quando morreu e foi para o céu, tal homem confrontou Deus perguntando-lhe o porquê de nunca ter ganho o premio da loteria já que este era um servo tão fiel e tão temeroso.

Deus, em suas sábias palavras, disse: “ora amigo, eu até te daria este prêmio se algum dia você tivesse ao menos comprado um bilhete de loteria!”.

Trazendo esta antiga anedota à tona, podemos dizer que a verdade está lá fora.

Se você simplesmente não sai de casa, se você simplesmente passa madrugadas a fio na internet falando nos antigos chats e bate-papos em busca de uma alma gêmea… bem, algo está saindo muitíssimo errado!

Para conhecer pessoas é necessário que se vá conhecer pessoas.

Dê uma volta no quarteirão, vá à padaria, tente conversar com alguém da fila, seja simpático com o trocador de ônibus. Um contato acaba gerando outro contato, que gera outro contato e por aí vai.

Siga as outras dicas citadas aqui e aumente a sua lista de contatos. Tente conhecer uma pessoa por dia.

Comece com uma meta simples e logo sua rede social, e quando digo isso eu falo a verdadeira rede social, estará mais recheada do que você imagina!

Se você gostou do que leu, deixe um comentário abaixo. Ele é muito importante pra mim! 😉

——————————-

Acompanhe mais postagens do Rhuan clicando AQUI!

——————————-

NOWA! | Você ainda vai precisar.

http://www.appnowa.com/
https://www.facebook.com/appnowa

3 thoughts on “4 PASSOS PARA CONHECER MAIS PESSOAS – sem precisar de internet (GARANTIDO!)

  • 20 de abril de 2017 em 13:47
    Permalink

    Muito interessante, curti mesmo. Você deveria escrever com mais frequência. Adoro suas postagens!

  • 5 de outubro de 2016 em 13:58
    Permalink

    Un artculo muy interesante la verdad. Muchas gracias por la info, es lo que estaba buscando. Muchas gracias.

  • 15 de abril de 2016 em 17:37
    Permalink

    Vou tentar seguir essas dicas pq sou mt timido ainda…. Muito obrigado por compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.