3 DICAS DE OURO para quem quer começar a correr!

nowa-run

[SAÚDE FÍSICA] por Peterson William

A saúde física é algo essencial na vida de todos nós, estejamos dormindo ou acordados, de manhã ou à noite. Extremamente susceptível ao nosso estado mental, o corpo físico requer atenção constante. Por isso, temos que buscar formas de mantê-lo sempre saudável, o que para muitos pode ser algo bem complicado de se fazer.

Manter o peso ideal ou – em alguns casos – ganhar massa muscular tem se tornado o pesadelo número 1 de muita gente. Geralmente, essas pessoas tentam, mas não conseguem atingir o seu objetivo. Para quem está tendo esse tipo de dificuldade uma das saídas seria praticar a corrida.

Estudos mostram que correr faz com que nosso organismo trabalhe melhor, ajudando não só na respiração, mas também na queima de calorias. Além disso, correr regularmente remodela o corpo e resulta numa melhor distribuição do nosso peso, sem mencionar a alta produção de endorfinas, uns dos hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar que sentimos ao final de um treino.

Ficou interessado(a)? Saiba como praticar a corrida de uma maneira eficaz! :)

PREPARANDO-SE PARA CORRER

Tudo na vida depende de preparações. Correr não seria diferente.

Abaixo, listo 3 dicas de ouro para quem deseja iniciar a prática da corrida:

1) O ideal seria, em primeiro lugar, consultar-se com um médico ortopedista para saber se a corrida é a melhor alternativa para você. Lesões no joelho são a principal causa de dor em pessoas que decidiram correr por conta própria e extrapolaram os seus limites.

2) Se não houver nenhuma restrição médica, você já pode separar a sua roupa de corrida.

Opte por roupas leves e tênis próprios para correr, que costumam ser mais confortáveis que os convencionais e amortecem melhor o impacto do corpo com o chão. Caso for correr no frio ou na chuva, use roupas adequadas para isso. Na chuva, o legal seria usar roupas dry fit que auxiliam na hora de correr. Diferentes das de algodão, as roupas dry fit não deixam o corpo ficar “pesado” após se molhar.

IMPORTANTE!: tenha em mente que correr no frio ou na chuva podem lhe causar problemas de saúde, como gripes ou resfriados. Portanto, pondere bem!

3) Escolha bem o local onde irá praticar sua corrida.

Tente correr em quarteirões amplos, parques, campos de futebol ou em volta de lagoas. No início, evite ruas com muitas subidas e descidas para não forçar seus joelhos, pernas e pés. Dica adicional: leve uma garrafa de água com você para evitar a desidratação e SEMPRE faça alongamentos antes e depois da corrida.

nowa-run2

Dicas de alongamento para antes e depois de correr

FREQUÊNCIA DA CORRIDA

Não é necessário correr todos os dias e nem por muito tempo. O essencial, para quem está começando, é correr um dia sim e outro não ou até três vezes na semana.

Corra por no máximo uma hora dependendo do seu desempenho e recomendações médicas, mas não corra mais do que três horas seguidas. Com o tempo, o seu corpo irá criar resistência e aí sim você será capaz de correr por longas horas.

Nunca exceda seus limites, pois problemas de coração e de circulação podem ocorrer (sem mencionar novamente os joelhos!). Também não esqueça de que quanto maior o esforço, maior o repouso.

CURIOSIDADE: existe diferença entre caminhar, trotar e correr. Dependendo da sua consulta médica e das suas condições físicas, você poderá optar por uma das três. O único fato que as difere é a velocidade: a caminhada é a mais lenta, depois vem o trote – feito em uma velocidade um pouco maior –  e por fim temos a corrida.

Para finalizar, lembre-se de que para atingir seus objetivos corporais você deve alinhar a corrida à sua alimentação. De que adianta correr para depois ingerir gorduras ou alimentos não saudáveis? Pense bem!

Acima de tudo, nunca desista. “Corra atrás, que é isso que um vencedor faz”!

Se você gostou do que leu, deixe um comentário abaixo. Ele é muito importante pra mim! 😉

——————————-

Acompanhe mais postagens do Peterson clicando AQUI!

——————————-

NOWA! | Você ainda vai precisar.

http://www.appnowa.com/
https://www.facebook.com/appnowa

6 thoughts on “3 DICAS DE OURO para quem quer começar a correr!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.